Em meio à celebração do acordo entre EUA e Irã no G7, Trump deixou o recado claro: qualquer descumprimento terá resposta militar. A cerimônia de assinatura acontece nesta sexta na Suíça.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma declaração contundente nesta quarta-feira (17) sobre o Irã, afirmando que voltará a “lançar bombas” se o país não agir de maneira apropriada. A afirmação ocorreu dois dias antes da cerimônia de assinatura, na Suíça, do acordo que visa encerrar a guerra no Oriente Médio.
Trump pronunciou suas palavras em Evian, no leste da França, onde os líderes do G7 celebraram a conclusão de um acordo entre Washington e Teerã, considerado uma “oportunidade histórica” para impedir que o Irã desenvolva armas nucleares. O presidente americano enfatizou a importância do protocolo, ressaltando que a situação é delicada.
“É um protocolo de acordo e se eles não se comportarem, voltaremos imediatamente a lançar bombas no meio da cabeça deles”, afirmou Trump durante uma reunião com o presidente egípcio, Abdel Fatah al Sisi.
A posição de Trump vem em um momento crítico nas relações internacionais, especialmente no que diz respeito ao programa nuclear iraniano. O acordo, que está prestes a ser assinado, busca estabelecer um controle mais rígido sobre as atividades nucleares do Irã, em troca da redução de sanções que afetam a economia do país.
Os líderes do G7, que incluem os principais países industrializados do mundo, demonstraram apoio à iniciativa, acreditando que a diplomacia pode ser uma alternativa viável para resolver conflitos. No entanto, a declaração de Trump levanta preocupações sobre a possibilidade de um retorno a ações militares, caso as negociações não avancem como esperado.
A comunidade internacional observa atentamente os desdobramentos dessa situação, uma vez que a paz na região do Oriente Médio é um tema sensível e de grande importância global. O que está em jogo é não apenas a segurança do Irã, mas também a estabilidade de toda a região e suas relações com o Ocidente.
