Gestores municipais e estaduais se reuniram nesta segunda (15) em Salvador para discutir o fortalecimento do esporte e lazer no estado. O evento aconteceu no Teatro da UNEB e contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior.
Na manhã desta segunda-feira (15), o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, representou o governador Jerônimo Rodrigues na abertura do Fórum Estadual de Gestores de Esporte e Lazer da Bahia 2026. O evento ocorreu no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, e reuniu gestores municipais e estaduais, dirigentes esportivos, parlamentares e representantes da sociedade civil. O objetivo principal do encontro foi discutir o fortalecimento das políticas públicas de esporte e lazer em todo o estado.
Ao lado do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, e da secretária das Mulheres da Bahia, Camila Batista, Geraldinho ressaltou os avanços que o Governo do Estado tem promovido na área esportiva. O vice-governador reafirmou o compromisso da gestão estadual em ampliar o acesso ao esporte como um meio de inclusão social, cidadania e desenvolvimento humano.
A solenidade também contou com a presença da secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, e do diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, que destacaram a importância da união de esforços entre diferentes esferas para o sucesso das políticas esportivas. Geraldinho comentou sobre o momento histórico que a Bahia vive nesse setor, afirmando: “Sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues e em sintonia com o presidente Lula, a Bahia consolidou uma das mais robustas políticas públicas de esporte do país.”
O vice-governador ainda mencionou os investimentos significativos realizados pelo estado. Entre 2023 e 2025, a Bahia investiu R$ 641,4 milhões em esporte, com a entrega, construção ou reforma de 367 equipamentos esportivos e a implantação de 122 areninhas em diversas regiões. Além disso, destacou o investimento de R$ 189 milhões em projetos sociais esportivos e programas de incentivo aos atletas, como o FazAtleta e o Bolsa Esporte Bahia.
O Fórum Estadual de Gestores de Esporte e Lazer também marca o início das mobilizações para a Conferência Estadual do Esporte e Lazer da Bahia, que está prevista para agosto deste ano. Durante a conferência, diretrizes para a construção do Plano Decenal do Esporte e Lazer da Bahia (2027-2037) serão debatidas e aprovadas.
Após o evento na UNEB, Geraldinho acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues na assinatura da autorização para o início das intervenções da etapa onshore (em terra) da Ponte Salvador–Itaparica, em Vera Cruz. A solenidade, realizada na Governadoria, representou um avanço significativo para a fase executiva da maior obra de infraestrutura em andamento no estado, com a participação de representantes do consórcio responsável pelo projeto e autoridades estaduais e municipais.
