A Câmara liberou votações pelo Infoleg até o recesso de julho. Parlamentares poderão participar das sessões à distância, inclusive no feriado de 24 de junho.
A Câmara dos Deputados liberou o sistema de votação remota via Infoleg para todas as sessões deliberativas até o início do recesso parlamentar, que está previsto para meados de julho. A decisão foi comunicada aos deputados federais nesta segunda-feira, 15 de junho, e foi resultado de uma reunião do Colégio de Líderes realizada no dia 9 de junho.
O comunicado informa que haverá sessões deliberativas em todas as semanas do período, inclusive na semana do feriado de São João, que será comemorado no dia 24 de junho. Essa data é especialmente importante, pois muitos parlamentares costumam retornar aos seus estados de origem para compromissos políticos e eventos regionais.
A liberação do voto remoto permitirá que os deputados participem das votações sem a necessidade de estarem fisicamente presentes no plenário da Câmara, em Brasília. O sistema Infoleg, uma plataforma digital da Casa, já havia sido utilizado durante a pandemia de Covid-19 e voltou a ser acionado em situações específicas nos anos seguintes.
A medida ocorre em um momento em que a pauta da Câmara está carregada. Entre os itens pendentes, estão o projeto que regulamenta as especificidades das categorias no fim da escala 6×1 e a medida provisória do piso mínimo do frete, que tem prazo de validade até 16 de julho. A expectativa é que as votações sigam de forma remota, garantindo a continuidade do trabalho legislativo mesmo em períodos festivos.
