Uma invasão criminosa ao sistema nacional de alertas disparou mensagens falsas da Defesa Civil na madrugada deste sábado. Ao menos sete estados e o DF foram afetados entre 23h41 e 1h23.
Na noite de sexta-feira (19) e na madrugada deste sábado (20), usuários de telefonia móvel de pelo menos sete estados e do Distrito Federal receberam mensagens falsas da Defesa Civil. Essas notificações foram enviadas após uma invasão ao sistema nacional de alertas de desastres, ocorrida entre 23h41 e 1h23.
Segundo informações, as mensagens chegaram a moradores de grandes cidades como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), que somadas, abrangem cerca de 30 milhões de pessoas. Além das capitais, alertas também foram enviados para municípios menores nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff, concedeu uma coletiva de imprensa na manhã deste sábado, onde explicou que, durante a invasão, foram emitidas dez notificações diferentes. “Foram nove mensagens emitidas pelo Cell Broadcast [sistema implantado em 2025] e uma pelo sistema SMS [utilizado desde 2014 e substituído no ano passado]”, afirmou Wolff.
O Cell Broadcast é uma tecnologia que permite a transmissão de mensagens de texto sobre desastres naturais e eventos climáticos extremos diretamente para os celulares da população em áreas de risco, garantindo que os alertas cheguem de maneira rápida e eficiente, sem a necessidade de um aplicativo ou registro prévio.
Conforme destacou o secretário, o primeiro alerta foi disparado para Curitiba, e logo depois, usuários de outras localidades começaram a receber as mensagens. Além do alerta sonoro, as mensagens continham textos com termos como “misantropia” e “invasão alienígena”, o que causou confusão e preocupação entre os cidadãos.
A investigação está sendo conduzida pela Polícia Federal, em colaboração com a equipe técnica da Defesa Civil, para determinar se as mensagens foram enviadas por uma única pessoa ou por um grupo organizado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também está trabalhando na apuração do caso.
De acordo com informações da Anatel, até o momento, os alertas em questão não passaram pelos canais oficiais da plataforma técnica do sistema, que é operada pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações). A suspeita é de que a invasão tenha ocorrido na plataforma da própria Defesa Civil nacional, responsável por emitir esses alertas.
