Partida terminou em 2 a 2 com todos os gols no segundo tempo, em Dallas. Equipes somam um ponto cada no Grupo F e seguem na briga pela classificação.
O Grupo F da Copa do Mundo teve um início movimentado no dia 14 de junho, em Dallas, nos Estados Unidos. Japão e Holanda empataram em 2 a 2, com todos os quatro gols sendo marcados na etapa final da partida.
Tanto a Laranja Mecânica, como é conhecida a seleção holandesa, quanto os Samurais Azuis, apelido da equipe japonesa, somaram um ponto cada. As seleções da Suécia e Tunísia, que se enfrentarão ainda neste domingo, às 23h (horário de Brasília), no estádio El Gigante de Acero, em Monterrey, completam a chave.
As seleções que se classificarem em primeiro ou segundo lugares no Grupo F podem cruzar o caminho do Brasil. Para isso, a equipe brasileira também deve avançar como líder ou vice de sua chave.
O jogo começou com um primeiro tempo bastante movimentado, mesmo sem gols. A Holanda dominou a posse de bola, com 59%, e obrigou o goleiro japonês, Zion Suzuki, a realizar três defesas importantes. A melhor oportunidade da Laranja Mecânica surgiu logo no início, com Donyell Malen girando em cima da marcação e finalizando para uma grande defesa de Suzuki.
Com uma estratégia focada nos contra-ataques, a seleção japonesa tentava acelerar a troca de passes quando tinha a posse. Contudo, cometeu mais erros forçados, totalizando dez, contra seis da Holanda. Quando conseguiu se aproximar da área adversária, os chutes de Keito Nakamura e Ayase Ueda foram para fora.
Após o intervalo, a Holanda voltou disposta a abrir o placar. Aos cinco minutos do segundo tempo, após uma cobrança de escanteio, o volante Ryan Gravenberch encontrou o zagueiro Virgil Van Dijk, que, com um cabeceio certeiro, fez 1 a 0.
Seis minutos depois, o Japão conseguiu igualar o marcador. Nakamura fez uma tabela com Takefusa Kubo, entrou na área e chutou no canto, com a bola desviando em Jan Paul Van Hecke e enganando o goleiro Bart Verbruggen.
A Holanda respondeu rapidamente e voltou a ficar à frente no placar. Aos 18 minutos, Gravenberch passou para Crysencio Summerville, que, em sua primeira convocação para a seleção, arrematou cruzado, fazendo 2 a 1.
Com o passar do tempo e as substituições ocorrendo, o Japão começou a dominar o campo da Holanda, apesar das dificuldades para finalizar. O atacante Memphis Depay, do Corinthians, entrou em campo, mas teve uma participação discreta e recebeu um cartão amarelo.
A insistência dos Samurais Azuis foi recompensada aos 43 minutos, quando o atacante Koki Ogawa, após escanteio cobrado por Junya Itu, ganhou pelo alto e desviou para as redes, empatando o jogo. O gol foi creditado a Daichi Kamada.
Os holandeses, que estavam confortáveis com a vantagem mínima, se sentiram abalados com o empate e tentaram reagir, mas não conseguiram. Após o apito final, a festa japonesa em campo contrastou com a frustração dos jogadores da Holanda.
Pela segunda rodada, a Holanda seguirá para Houston, onde enfrentará a Suécia no próximo sábado (20), às 14h. Já o Japão viajará para o México, onde jogará contra a Tunísia em Monterrey, com a bola rolando a partir de 1h do próximo domingo (21).
